domingo, 11 de outubro de 2015

TAG - conhecendo novos blogs!


Fui desafiada pela Vânia do Made by Choices para responder a 10 perguntas, para que me possam conhecer melhor. O desafio completa-se colocando outras 10 perguntas a outros bloggers. O objectivo: conhecer e dar a conhecer outros blogs!


1. O que te levou a começares este blog?

Um grupo de amigas que admirava os cozinhados que fazia para as minhas filhas. No início era suposto ser só uma reunião de receitas para elas pesquisarem. Mas depois vieram as amigas delas, e as amigas das amigas e por aí adiante. Ganhei-lhe o gosto e procuro aumentar cada vez mais essa lista de receitas e dicas.



2. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?

As pessoas que tenho conhecido e o que elas me trazem, definitivamente. Todos os meses convido outros bloggers para a publicarem receitas e tenho aprendido imenso! Tanto de técnicas culinárias e combinações de alimentos, como sou desafiada a experimentar alimentos que eu achava que não gostava. Por exemplo, desde a Segunda Sem Carne da Patrícia do Not Guilty Pleasure aprendi a escolher abacates e hoje em dia sou louca por abacates. Como um por dia! 


3. Como concilias a tua vida pessoal com o Blog?

Acaba por não ser muito complicado, porque o blog vive muito do que se passa no meu dia-a-dia. Sirvo-me disso para escrever, assim como uso o blog para alargar os meus conhecimentos de culinária e também transformar o meu quotidiano. Tento rever os textos antes de publicar, pois as miúdas gostam sempre de dar uma mãozinha no teclado enquanto escrevo (hihihi).


4. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?

Em muito, nos leitores. Nas mensagens que me mandam, nas perguntas que me fazem. Vou percebendo também aquilo que gostam mais de ler, as receitas que gostam mais, aquilo que procuram. Também, nas minhas filhas. Pois o que cozinho é pensado nelas, o que escrevo é reflectido na minha experiência com elas. 


5. O que te faz manteres-te motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?

Tenho um fio condutor, que é a alimentação de crianças e bebés. Tudo o que escrevo concerne esse tema, sejam receitas, crónicas, dicas ou sugestões, seja sobre a comida, a hora da refeição, a introdução de alimentos, a concepção, a cozinha, a educação através da cozinha, etc. Mantendo-me fiel a esse fio condutor, mantenho-me consistente e é mais fácil estar focada. Depois, sou muito genuína a escrever, não tento ser quem não sou. Quem me conhece, lê-me com clareza no blog. Isto ajuda a manter uma linguagem homogénea em todo o blog e uma imagem clara junto dos leitores.


6. O que te leva a seguir um blog?

Várias coisas. O tema tem que me interessar, tenho que me identificar com o cerne do blog. Tenho que "simpatizar" com o/a blogger, com a forma como escreve, se o que escreve é coerente e equilibrado. Depois há duas coisas que me cativam nos blogs, que não precisam de acontecer ao mesmo tempo: tem que me ensinar alguma coisa e/ou ser divertido. Há blogs que sigo, porque simplesmente são fontes de conhecimento incríveis e com os quais aprendo imenso, depois há aqueles que são simplesmente divertidos de ler. Ainda há aqueles que juntam esses dois mundos.


7. Quais os 3 conselhos que darias a quem gostava de começar um blog?

Primeiro, ter um fio condutor que seja único e original. Quando pensamos "gostava que existisse um blog sobre isto, mas não há", é sinal que está na hora de criar um. De certo haverá mais gente a sentir falta do mesmo.
Depois, ter um tipo de linguagem que identifique o blog. Se se vai por uma vertente mais cómica, mais séria, mais dramática. Sobretudo, manter-se a si próprio. Tentar criar uma persona para escrever o blog, pode criar inconsistências nas narrativas. As oscilações de narrativa nos blogs trazem alguma confusão aos leitores. 
Por último, ser-se muito disciplinado. Impor prazos e regras, dias a que se publica, etc. A desculpa de estar a escrever para nós próprios e por isso escreve-se quando apetece, não serve. Para isso escreve-se num documento de word ou num diário. Quando publicamos num blog, temos interesse que alguém para além de nós leia e queremos responder às expectativas desses leitores. Publicar um post de 2 em 2 dias, ou de semana a semana, ou mesmo de hora a hora, ajuda-nos a manter conteúdos novos no blog, assim como transmite a certeza ao leitor que terá coisas novas no blog num tempo regular.
Uma dica extra "grátis": persistência e trabalho. Nenhum blog se mantém sem muito trabalho por trás e vontade que ele perdure.  


8. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?

Espero que ainda exista, que é o mais importante. Espero que consiga chegar a mais pessoas e que estas se mantenham interessadas no blog. Espero sobretudo que continue a ajudar o máximo de pessoas interessadas em alimentação saudável e que eu consiga responder a esse interesse. Nessa altura os meus desafios serão diferentes. A L. terá perto de 7 anos, a T. quase 5. De certo que trarão novas temáticas em relação à sua alimentação e à minha cozinha. Nascerá uma curiosidade inata nelas de me questionar porque comemos isto e não aquilo, ou porque comemos desta forma e não daquela. Como se faz aquilo, como se cozinha isto. O desafio será de certo interessante e refrescante para o blog.


9. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?

Definitivamente a educação alimentar das pessoas. Há muitas coisas que as pessoas não sabem, ou ignoram, e isto vai passando de geração em geração, tornando-se cada vez mais difícil corrigir. Vivemos numa era em que os filhos viverão menos que os pais, tudo devido a problemas derivados da alimentação. As nossas crianças são cada vez mais ignorantes no que toca à cozinha e alimentação. As pessoas esquecem-se que é a principal forma de subsistência de qualquer ser vivo! Tudo o que ingerimos tem um papel importante na nossa saúde e bem estar. O dizer já é bem antigo "somos o que comemos".


10. Se pudesses viajar no tempo, escolhias ir para o passado ou para o futuro? porque?

Escolhia o futuro e iria visitar as minhas filhas em idade adulta. Tenho uma curiosidade imensa de saber se o que estou a fazer agora funcionará mesmo. Se quando crescerem serão mais conscientes em relação à alimentação, se farão boas escolhas, se serão saudáveis. Por outro lado, gostava também de ir ao passado, visitar-me a mim própria e alertar-me um pouco mais cedo para estas questões da alimentação. 


Instruções para participar nesta TAG:

1 – Responder às perguntas realizadas por quem te nomeou;
2 – Podem criar 10 perguntas diferentes ou apenas algumas ou usar as mesmas;
3 - Marcar 3 a 10 pessoas para responderem a essas perguntas e, claro, avisá-las da nomeação.


Deixo aqui as perguntas:

01. Qual o "porquê" do teu blog?
02. Qual a maior revelação que o teu blog te fez?
03. O que fazes para trazer novos conteúdos para o blog?
04. O que gostarias de alcançar com o teu blog?
05. O que te leva a seguir um blog/página?
06. Qual foi a maior surpresa (boa ou má) que a vida adulta te trouxe?
07. Qual a tua maior paixão na vida?
08. Qual o hábito diário do qual nãos prescindes?
09. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?
10. Se pudesses andar para trás 10 anos, o que dirias a ti própria?


Os Blogs que marco com esta TAG para responderem as 10 perguntas são:

3 comentários:

  1. Tão bonito de ler, de coração.
    Conheci o seu blog hoje mesmo através da V do Made by Choices e cm partilhamos o tema central dos nossos blogues, virei fã.

    Também fui "tagueada" pela V, e agora e ler as suas respostas ás questōes 9 e 10 já não sei o que vou dizer e escrever (vou gravar primeiro em vídeo) ... eu assino por baixo o que escreveu 😄um abraço e obrigada por esta partilha tão pessoal e honesta.

    Joana (Edu's Pantry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. <3 também conheci o seu blog pela Vânia, por um post que ela fez há umas semanas sobre canais e blogs de alimentação para crianças. Fiquei logo super fã ao primeiro clique :)

      Eliminar
  2. E eu preciso muito de educação alimentar!!
    Obrigada pelos posts!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.