terça-feira, 7 de julho de 2015

O nosso meatless dinner #23


E hoje lá me lancei a confeccionar a quinoa com legumes assados e grelhados que a Joana do Na Cozinha de uma Universitária. A verdade é que, para quem não gosta daquele sabor característico da quinoa como eu, esta mistura tem um equilíbrio perfeito que transforma a quinoa num dos alimentos mais amados, dito por mim, que nunca gramei a quinoa a solo

Comecei por preparar os tomatinhos, que temperei com sal, azeite e uma folhinhas do nosso manjericão que continua "fresco e fofo"



Forno com eles, a 160º, enquanto preparava o resto das coisas. 

Pus a quinoa a cozer e comecei a arranjar o resto dos legumes. Para os espargos usei a velha técnica do Jamie Oliver de pegar nas pontas dos espargos e deixa-lo partir naturalmente no ponto em que deixa de ser tenro para ser duro.


Passei aos cogumelos que cortei grosseiramente.


Juntei os espargos e os cogumelos numa taça, temperei de sal e azeite e envolvi gentilmente.

E quando coloquei a grelha no fogão e comecei a sentir a aquecer, comecei a sentir uma saudade enorme de comer cebola grelhada... nunca comeram? Experimentem e depois conversamos. Por isso, resolvi adicionar esse ingrediente, que não estava na receita original, mas que tinha tudo para dar certo.



Ponham cebolas grelhadas na minha comida e serei vossa amiga para sempre! :D

Assim que as cebolas começaram a caramelizar, juntei os cogumelos.


E depois os espargos.


Entretanto os tomatinhos ficaram prontos e cortei a cebola e os cogumelos, para juntar.


Por fim, a quinoa e os espargos. Misturei tudo e servi.



A L. caçou os cogumelos e os espargos todos. Pediu-me mais, ao que respondi, que estava tudo misturado não conseguia tirar só cogumelos e espargos. Ela lá me explicou como se "procurava" e exemplificou no seu parto, que eu já tinha percebido bem que ela sabia fazer com primor.


A T. gostou de explorar...


Mexeu aqui, roeu ali, mas sem grande apetite. 


Não desgostou, porque não cuspiu, simplesmente hoje não estava para aí virada. (temos dias assim, também)

Vou repetir, sem dúvida!! Agora vou ali comer um pedaço que sobrou.

2 comentários:

  1. Como é possível alguém não gostar de quinoa?!!! Vou experimentar essa da cebola grelhada. Assada, gosto muito, grelhada nunca me tinha ocorrido :)
    Beli Flôr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu! :D Não sou fã, admito. Já cebola grelhada, venha ela! :D

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.